Sobre Nós

Olá :) Somos alunas do 12ºano e durante o ano lectivo vamos trabalhar neste blog fornecendo informações sobre assuntos informáticos. Para entrar em contacto connosco podem utilizar o seguinte e-mail: mariarafaelamatos@gmail.com.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Fado Distinguido

Pessoal !!

O Fado foi oficialmente distinguido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade. A candidatura tinha sido apresentada pela Câmara Municipal de Lisboa,em Junho de 2010, oficializada no final do mês de Janeiro, e foi agora anunciada, confirmando-se assim o reconhecimento internacional da mais tradicional das canções nacionais numa altura de grande crescimento do fado.
Nomes como Ana Moura, que trabalhou com Prince e os The Rolling Stones, Mariza e Cristina Branco, que têm vindo a conquistar o mundo com concertos, ou Mafalda Arnauth, que canta Astor Piazzola e Carlos Jobim, ou Mísia, que interpreta Nine Inch Nails e Joy Division, comprovam o crescimento e a nova era de um estilo que tem sabido reeinventar-se ao longo dos anos, sem que os seus maiores nomes, como Amália Rodrigues, o maior nome neste estilo, Hermínia Silva, Alfredo Marceneiro ou Carlos do Carmo sejam alguma vez esquecidos.

«Há claramente uma new wave do fado, este género está a ficar com poucas barreiras e a ser muito explorado. E esta vitória dá ao Fado legitimidade acrescida, orgulho e autoestima, será uma lufada para fazer outras coisas. O fado tem inegável qualidade, representa a forma de estar dos portugueses», Ricardo Fonseca em declarações à Agência Lusa.

Sem dúvida, uma mais valia não só para nós como para o país.

domingo, 27 de novembro de 2011

Breathing

Esta música não nos sai da cabeça. Que podemos fazer ? Divulgar !! xD

sábado, 26 de novembro de 2011

Curiosidade

Sabiam que ... ?

Todos sabemos que antigamente nem toda a gente tinha possibilidades para possuir uma máquina fotográfica e como tal as fotografias eram tiradas exclusivamente por fotógrafos de profissão. No entanto , era um pouco difícil para esses fotógrafos conseguir captar a atenção de todos os fotografados ao mesmo tempo ! Desse modo , surgiu a tão famosa frase : "Olha o passarinho !" As máquinas de fotografia possuiam como adereço um passarinho que surgia para cativar a atenção das pessoas que de imediato olhavam para o objecto. E assim o fotógrafo disparava o flash no preciso momento em que todos olhavam para o pássaro. 
No mínimo , uma ideia muita creativa !

Museu do Som e da Imagem

Referência cronológica à histórica do cinema


Antecessor do Gira-Discos


Carrinho utilizado nos teatros para reproduzir o som de uma trovoada


Utensílio utilizado nos teatros para reproduzir o som do vento


Esquema das ferramentas utilizadas nos teatros para reproduzir sons


Máquina de projecção cinematográfica


Anúncio de Cinema


Imagens da Cidade de Vila Real na Década de 1910



Turma 12ª Ano A


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Fontes Tipográficas

Times New Roman

A Times New Roman é uma família tipográfica serifada.
Este tipo de letra é uma fonte que foi tão bem adaptada de tal forma que possui excelente legibilidade, misturando curvas clássicas e serifas, o que permite que seja usada tanto em livros e revistas quanto em textos publicitários e até relatórios de empresas.



Garamond

Palavra Garamond refere-se aos tipos originais baseados na escrita de Claude Garamond para sua tipografia em, aproximadamente, 1530. Muitas das versões disponíveis para a tipografia das famílias tipográficas inspiradas na escrita de Garamond foram feitas de forma bastante livre, no sentido de incluírem modificações que não estão nos tipos originais.

Por sua vez, devido à sua boa legibilidade, fontes ao estilo de Garamond são populares e muito usadas na composição de texto corrido.

Arial
Arial é uma família de fontes sem-serifa, de qualidade inferior. É conhecida entre os designers gráficos pela sua semelhança com um tipo famoso, a Helvética.
Sendo a Helvetica uma letra de estética bem árida, a Arial consegue ser uma cópia inferior desta.


Fonte Tipográfica

Uma fonte tipográfica é um padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). Assim, dizemos fonte Garamond, fonte Arial, fonte Baskerville, ou fonte negrita e fonte itálica.
A partir do termo inglês font , surge a palavra fonte em português.
Embora o processador de texto Microsoft Word em versão portuguesa de Portugal use a expressão tipo de letra em vez de fonte, as duas nomenclaturas são perfeitamente aceitas e corretas, sendo o termo fonte, em particular, muito mais usado e difundido.


Família Tipográfica

Uma família tipográfica é um conjunto de fontes tipográficas com as mesmas características estilísticas fundamentais, porém apresentadas com variações de espessura, largura, altura e outros detalhes. Algumas destas variações são mais frequentes nas famílias tipográficas e recebem nomes que se tornaram conhecidos pelo público em geral, tais como bold (negrito), light (claro), regular, itálico, versalete, entre outros.

Serifa

Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif , também chamadas grotescas.
A classificação dos tipos em serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.
Tipicamente, os textos serifados são usados em blocos de texto pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto. O ser humano lê palavras e não letras individuais, assim as letras serifadas parecem juntar-se devido aos seus prolongamentos, unindo as palavras.
Por outro lado, os tipos sem-serifa costumam ser usados em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior presença para os olhos ("chamando a atenção"), já que parecem mais limpos.







Fontes bitmapped e escaladas
 
As Fontes escaladas (Type 1, True type e Open Type) são definidas matematicamente e podem ser representadas em qualquer tamanho, caso sejam requisitadas. Estas contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para representarem um aspecto sólido de formas contínuas. Podem ainda ser ampliadas sem perder qualidade das suas formas.


As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeís e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho especificos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol.


terça-feira, 15 de novembro de 2011

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Código ASCII

O Código Padrão Americano de Intercâmbio de Informação, de acrónimo ASCII, é um sistema de codificação de caracteres baseado no alfabeto inglês. Os códigos ASCII representam texto nos computadores, equipamentos de comunicação e outros sistemas que usam texto. Embora, actualmente, a maioria dos codificadores de texto suportarem muitos mais caracteres para os diferentes idiomas existentes, eles têm como base o ASCII. Este, possui definições para 128 caracteres, dos quais 33 não são imprimíveis, e funcionam antes para o controlo do processamento de texto em dispositivos como a impressora, por exemplo o caracter 10 (a função line feed) que faz com que esta avance o papel. Os restantes 95 incluem 94 caracteres imprimíveis e o espaço que é considerado invisível.

Tarefa 1

http://www.supertrafego.com/ms_codigo_ascii.asp

É permitido a conversão de informação escrita para o respectivo código.








Tarefa 2

http://www.network-science.de/ascii/




Padrões de Codificação

Uma codificação de caracteres é um padrão de relacionamento entre um conjunto de caracteres com um outro conjunto como ,por exemplo, números ou pulsos elétricos com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e sua transmissão através de redes de telecomunicação.




Exemplos comuns são o código morse que codifica as letras do alfabeto latino e os numerais como seqüências de pulsos elétricos de longa e curta duração e também o ASCII que codifica os mesmos grafemas do código morse além de outros símbolos através de números inteiros e da representação binária em sete bits destes mesmos números.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Periféricos Informáticos

1. Entrada:

Basicamente enviam informação para o computador.











2. Saída

Transmitem informação do computador para o utilizador.
.












3. Entrada / Saída

Enviam/recebem informação para/do computador. Muitos destes periféricos dependem de uma placa específica: no caso das caixas de som, a placa de som.








4. Armazenamento

Armazenam informações do computador e para o mesmo.