Sobre Nós

Olá :) Somos alunas do 12ºano e durante o ano lectivo vamos trabalhar neste blog fornecendo informações sobre assuntos informáticos. Para entrar em contacto connosco podem utilizar o seguinte e-mail: mariarafaelamatos@gmail.com.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Características dos formatos dos ficheiros do tipo vetorial

SVG (ou Scalable Vector Graphics) : Este é o formato aberto (o que significa livre para uso e implementação) SVG é um dialeto de XML, ou seja, é muito mais simples interpretar. Este formato suporta elementos primitivos como elipses e retângulos, caminhos (que criam elementos complexos), texto formatado, texto encaixado em caminhos ou moldes, canal alfa, degradês, recortes, máscaras, clonagem, filtros, inclusão de imagens bitmap e muito mais. 
Assim, o SVG pode ser visto em pé de igualdade com os formatos mais completos do mercado.


















 PS (ou PostScript) : Este formato é largamente suportado e pode, inclusive, ser enviado diretamente à maioria das impressoras recentes para aproveitamento máximo da sua qualidade de impressão. Porém este é um formato simples que não suporta canal alfa nem filtros e por isso não pode ser usado sempre como formato intermediário para impressão.








SXD (Open Office ): Este modelo foi projetado e feito sob medida para os cinegrafistas que procuram um passo acima do modelo SD e próximo do HD, proporcionando uma base mais estável, a fim de atender a configurações mais pesadas da sua DSLR. 




CDR (CorelDraw) : O CorelDRAW é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation, Canadá. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc) confecção de cartazes, etc.




WMF (ou Windows Metafile Format) : formato nativo do Windows usado basicamente para gráficos vetoriais (como cliparts) compartilhado entre aplicativos do Windows. Os metarquivos podem conter informações de imagens rasterizadas. O InDesign reconhece as informações vetoriais e fornece suporte limitado para operações de rasterização. O suporte a cores está limitado a RGB de 16 bits, e nenhum dos formatos aceita separações de cores. Os formatos de metarquivo não são uma escolha ideal para documentos on-line ou para impressão comercial. Eles fornecem qualidade aceitável somente quando impressos com baixa resolução ou em impressoras não-PostScript a partir da área de trabalho do Windows.