Sobre Nós

Olá :) Somos alunas do 12ºano e durante o ano lectivo vamos trabalhar neste blog fornecendo informações sobre assuntos informáticos. Para entrar em contacto connosco podem utilizar o seguinte e-mail: mariarafaelamatos@gmail.com.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Balanço do 1º Período

Neste primeiro período em Aplicações de Informática trabalhámos principalmente na Internet , incidindo mais no blog que criámos.
Gostamos imenso de trabalhar nesta disciplina porque é algo de novo e que nenhuma de nós tinha alguma vez feito ! Estamos a gostar porque temos a oportunidade de publicar assuntos relacionados com a disciplina e trabalho de aula mas também assuntos mais pessoais e que ilustram os nossos gostos.
Esperamos que no próximo período as aulas não sejam tão teóricas porque gostaríamos de trabalhar a nível de programas informáticos como o PhotoShop e outros que não conhecemos muito bem e temos interesse em conhecer !


Desejamos umas boas férias à Professora, a todos os nossos colegas de turma e visitantes ! Beijinhos da Rafa e da Mitó :)

Um alimento faz a diferença

No dia 13 de Dezembro tivemos a oportunidade de participar numa campanha de recolha de alimentos que reverte para famílias carenciadas e também para instituições local.

Durante a manhã alguns elementos da turma deslocaram-se para hipermercados locais , no meu caso (Mitó), fomos para o Intermache onde com a ajuda de professoras e de elementos de outras turmas de outros anos fizemos recolha de diversos alimentos. Conseguimos encher um carrinho !!
Houve também elementos a deslocarem-se para o Pingo Doce , MiniPreço e Continente.
Notei muito distanciamento de várias pessoas que abordámos , chegando mesmo a ignorar os nossos pedidos. O que demonstra uma grande falta de solidariedade por parte das pessoas. No entanto é de admirar que são as pessoas mais humildes que mais contribuem para este tipo de campanhas, já que se supõe que são estas que passam por mais dificuldades tendo em conta a situação actual do país.

No período da tarde , os elementos restantes da turma reuniram-se num armazém da escola onde se encontravam os alimentos recolhidos  pelos vários alunos nos diferentes supermercados, e estiveram a organizar as compras por categorias. No meu caso (Rafaela), acho que trabalhámos bem em conjunto , já que o armazém se encontrava cheio de comida e outros bens essencias e num curto período de tempo conseguimos organizar o que foi pedido. Com esta actividade percebi como conseguimos funcionar bem em equipa e como é importante fazê-lo. Também me apercebi da grande quantidade de bens que foram recolhidos o que me agradou pois é muito bom saber que temos pessoas dispostas a ajudar quem mais precisa !

Nós as duas gostámos muito desta actividade, pois sentimo-nos úteis a ajudar. E é sempre bom aquele sentimento de "missão cumprida" !
Porque um alimento faz a diferença , por mais insignificante que seja para muitos de nós , representa uma enorme ajuda para outros !

Pessoal, nunca se esqueçam que é muito importante a ajuda aos outros ! :)

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Cor

A cor é uma percepção visual provocada pela acção de um feixe de fotões sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.

A cor de um objecto depende das características das fontes de luz que o iluminam, da reflexão da luz produzida pelas superfície e das características sensoriais dos sistemas de visão humano, os olhos, ou de câmaras digitais.
Um objecto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência dessa mesma cor.


A cor é relacionada com os diferentes comprimentos de onda do espectro electromagnético.
Assim, um objecto é amarelo se absorver totalmente as frequências de todas as outras cores.



Podemos considerar as cores como luz ou como pigmentos.
Se considerarmos a cor como luz,a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias, das quais são exemplos azul, verde e vermelho
 
 
As cores primárias são usadas em trabalhos gráficos no monitor de computador, o monitor produz os pontos de luz partindo de três tubos, um vermelho, outro verde e ouro azul. Por este motivo, o modelo de definição de cores usado em trabalhos digitais é o modelo RGB(Red, Green, Blue).












Considerando agora a cor como um pigmento, a cor preto resulta da sobreposição de todas as cores primárias, das quais são exemplos azul ciano, magenta e amarelo.
As cores primárias no sistema CMYK ao as cores secundarias do sistema RGB.


Este sistema é usado por impressoras, fotocopiadoras. A abreviatura do sistema CMYK significa o sistema de cores que é usado (cyan, magenta, yellow, black).

 
 
 
 
 
 
 
 
HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes hue, saturation e value. Este sistema também é conhecido HSB (hue, saturation e brightness). 
O modelo HSV define as cores em função dos valores de três importantes atributos: Matiz, saturação, e valor/ brilho

Matriz ou tonalidade verifica o tipo de cor. A saturação, também chamado de pureza, quanto menor for esse valor, mais acinzentada a imagem é. O valor ou brilho, define o brilho da cor.



O modelo YUV têm em conta uma característica que nenhum dos modelos anteriores têm, uma propriedade da visão humana que é mais sensível ás mudanças de intensidade da luz do que da cor.
Graças a este modelo é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luz e reduzindo bastante a informação que seria necessário no outro modelo.
O Modelo YUV é adequando às televisões a cores, porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luz, é também adequado para sinais de vídeo.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1 de Dezembro de 1640 - Restauração da Independência

No dia 1º de Dezembro assinala-se a restauração da Independência de Portugal. Falecido o cardeal-rei  D. Henrique, em 1580, sem ter designado um sucessor, Filipe II de Espanha, neto do rei português D. Manuel I. Invadiu Portugal e submeteu-o a 60 anos de domínio. Foram três os reis espanhóis que governaram Portugal entre 1580 e 1640 – Filipe I, Filipe II e Filipe III. A capital do Império passou a ser Madrid e Portugal foi governado como uma Província espanhola. Como é natural, os portugueses viviam descontentes e compreendiam que só uma revolução bem organizada lhes poderia trazer a libertação. Assim, no dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 fidalgos dirigiu-se ao Paço da Ribeira onde estavam a Duquesa de Mântua, regente de Portugal, e o seu Secretário, Miguel de Vasconcelos. A Duquesa foi presa e o Secretário morto. Foi assim que Portugal recuperou a sua independência, sendo D. João IV, Duque de Bragança, aclamado rei, com o cognome de "O Restaurador".