Sobre Nós

Olá :) Somos alunas do 12ºano e durante o ano lectivo vamos trabalhar neste blog fornecendo informações sobre assuntos informáticos. Para entrar em contacto connosco podem utilizar o seguinte e-mail: mariarafaelamatos@gmail.com.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Correcção da cor dos olhos vermelhos

Olá outra vez bloggers! Desta vez estivemos a trabalhar em várias imagens e corrigimos os olhos vermelhos. Vejam duas das imagens e desfrutem do nosso trabalho :)




sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Diferenças

Bloggers mais uma aula de Photoshop e aprendemos como fazer o "jogo das diferenças" que toda a gente conhece. Decimos trabalhar com uma imagem de um dálmata e gostámos muito! Deixamos aqui o nosso trabalho. Esperamos que gostem :)


Reparação de Imagens Danificadas


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Reparação de Imagens Danificadas

Bloggers  mais uma aula de Photoshop e estivemos a trabalhar na reparação de imagens danificadas! Deixamos aqui dois do nosso trabalhos. Esperamos que gostem :)





terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Correcção de pormenores da face num retrato

Mais uma aula de Photoshop! Estivemos a eliminar borbulhas e imperfeições em bebés . Cada uma de nós fez um bebé, mas um dos deles foi feito em conjunto devido a problemas técnicos num dos computadores. Aqui estão os nossos trabalhos:

Mitó












 

Mitó e Rafa




 
Rafa




sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A minha zebra! :)

Para além de publicar com a Mitó a zebra sem fundo, quis explorar melhor o programa e mudei o fundo da imagem original. Ficou super fixe! Vejam e desfrutem :)


Rafaela Matos :)

Aplicações de várias técnicas em Imagens

Bloggers, mais uma aula de Photoshop. Estivemos a trabalhar na aplicação de várias técnicas em imagens, vamos resumir o nosso trabalho de hoje por etapas :

Selecionamos quatro imagens diferentes , e redimencionamos três delas para que fosse possível o seu encaixe na imagem de fundo. De seguida aplicamos algumas técnicas de rotação e aumento de imagem. Adicionamos duas caixas de texto e concluímos o trabalho !





Imagens combinadas


ou



 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Montagens de Imagens

Logo as oito da mãnha uma aulinha de Photoshop. Estivemos a trabalhar na aplicação tudo o que aprendemos até agora em imagens! Deixamos aqui um exemplo da aula de hoje :)



terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Alteração de Preenchimento de partes de uma Imagem

Bloggers, mais uma aula de Photoshop. Estivemos a trabalhar na aplicação tudo o que aprendemos até agora em imagens! Deixamos aqui um exemplo da aula de hoje :)

Imagem Original



Imagem Alterada ( Mitó) 



Imagem Alterada (Rafa)




 

Imagem Original

Imagem Alterada ( Mitó )



Imagem Alterada (Rafa)


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Aplicação de Preenchimetos numa Imagem

Bloggers, mais uma aula de Photoshop neste dia. Estivemos a trabalhar na aplicação de preenchimentos numa imagem! Alterámos o fundo e deslocamos os objectos da imagem.  Deixamos vários exemplos, da mesma imagem, do nosso trabalho de hoje :)


Imagem Original



Imagens Alteradas



quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Aplicação de Cores/Padrões numa Imagem

Bloggers hoje tivemos mais uma aula de Photoshop e estivemos a trabalhar na aplicação de cores/padrões em imagens! Deixamos aqui dois do nosso trabalhos. Esperamos que gostem :)








Original                                                                                              Modificada




 Original














Modificada

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Efeitos de Moldura numa Imagem

Bloggers tivemos hoje a nossa primeira aula de Photoshop e estivemos a trabalhar efeitos de moldura na imagem ! Deixamos aqui dois belos exemplos. Esperamos que gostem :)


O grande Dragão ! ( Por Mitó )


A pequena-média Águia ! ( Por Rafaela )

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Photoshop

Iniciámos o estudo do programa Photoshop. É um programa bastante complexo de edição de imagens e é muito útil para fazer modificações e trensformações em todo o tipo de imagens . Hoje começámos a explorá-lo e ficámos com a impressão que não é fácil trabalhar no programa, porque tem muitos detalhes e técnicas que parecem ser difíceis de usar. Contudo, estamos a gostar bastante de trabalhar nele e de certeza que nos vai ser muito útil para o futuro saber usar programas deste género.

 Beijoca da Rafa e Mitó! :)


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Características dos formatos dos ficheiros do tipo vetorial

SVG (ou Scalable Vector Graphics) : Este é o formato aberto (o que significa livre para uso e implementação) SVG é um dialeto de XML, ou seja, é muito mais simples interpretar. Este formato suporta elementos primitivos como elipses e retângulos, caminhos (que criam elementos complexos), texto formatado, texto encaixado em caminhos ou moldes, canal alfa, degradês, recortes, máscaras, clonagem, filtros, inclusão de imagens bitmap e muito mais. 
Assim, o SVG pode ser visto em pé de igualdade com os formatos mais completos do mercado.


















 PS (ou PostScript) : Este formato é largamente suportado e pode, inclusive, ser enviado diretamente à maioria das impressoras recentes para aproveitamento máximo da sua qualidade de impressão. Porém este é um formato simples que não suporta canal alfa nem filtros e por isso não pode ser usado sempre como formato intermediário para impressão.








SXD (Open Office ): Este modelo foi projetado e feito sob medida para os cinegrafistas que procuram um passo acima do modelo SD e próximo do HD, proporcionando uma base mais estável, a fim de atender a configurações mais pesadas da sua DSLR. 




CDR (CorelDraw) : O CorelDRAW é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation, Canadá. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc) confecção de cartazes, etc.




WMF (ou Windows Metafile Format) : formato nativo do Windows usado basicamente para gráficos vetoriais (como cliparts) compartilhado entre aplicativos do Windows. Os metarquivos podem conter informações de imagens rasterizadas. O InDesign reconhece as informações vetoriais e fornece suporte limitado para operações de rasterização. O suporte a cores está limitado a RGB de 16 bits, e nenhum dos formatos aceita separações de cores. Os formatos de metarquivo não são uma escolha ideal para documentos on-line ou para impressão comercial. Eles fornecem qualidade aceitável somente quando impressos com baixa resolução ou em impressoras não-PostScript a partir da área de trabalho do Windows.







Características dos formatos dos ficheiros do tipo bitmap

BMP (bitmap): é o formato de imagem de bitmap padrão do Windows em computadores compatíveis com esse sistema operacional e com o DOS. No entanto, ele não aceita CMYK e o seu suporte a cores é limitado a 1, 4, 8 ou 24 bits. Não é indicado para documentos impressos comercialmente ou on-line e não é aceito por alguns navegadores da Web. Os gráficos BMP podem produzir uma qualidade aceitável quando impressos em impressoras de baixa resolução ou não-PostScript.


O clássico bitmap da Microsoft, conhecido de todos os antigos usuários de PCs e dos novos usuários que tenham experimentado o MS Paint. Esse formato de imagem suporta indexação ou TrueColor, mas não é compactado. Esse formato não suporta canal alfa, nem transparência.






GIF (Graphics Interchange Format) Seria o formato mais restritivo de imagem se não possibilitasse pequenas animações. Suporta apenas imagens indexadas e transparência em lugar de canal alfa, ou seja, um pixel desta imagem pode ser ou totalmente opaco ou totalmente transparente. Esse formato possibilita pequenas animações de forma simples e leve, pois novas frames não precisam representar o que for idêntico à frame anterior e os momentos lentos ou estáticos não exigem novas frames porque cada frame especifica seu tempo de exposição.





 


JPEG ou JPG (Joint Photographic Experts Groups): Esse é, com certeza, é o segundo formato mais popular da internet, vindo logo depois do html. Não é por acaso que o JPG se popularizou tanto, pois seu algorítimo de compactação gera imagens muitas e muitas vezes mais leves que sua original na maior parte dos casos. O lado negativo é que esta compactação causa perda de informação e isso se representa em danos à imagem, o que torna inadequado o uso desse formato quando não se trata da publicação do produto final.





PDF (ou Portable Document Format) : Um formato abrangente e também largamente suportado que pode representar quase tudo o que é representável em outros formatos, por isso é um boa escolha no momento de enviar peças para gráficas. O risco em usar o PDF como formato intermediário se dá pela inexistência dos filtros previstos no formato SVG, como o de desfocagem e da grande variação de estágio de maturidade das aplicações que geram e lêem PDF, podendo levar a um resultado final diferente do esperado.
















PNG (ou Portable Network Graphics) : Se no pasado eram necessários formatos com um grande poder de compactação, mesmo que isso signifique uma qualidade inferior, para que a imagem chegasse ao visitante em tempo hábil, hoje precisamos de belas representações artísticas no layout de sites para termos, no mínimo, o respeito do visitante. Bem, se o JPG estiver te limitando, pense com carinho no PNG. Esse formato livre foi criado com a intenção de substituir o formato GIF, que era patenteado. Esse formato suporta um grande número de informações, como canal alfa, correção de gama, verificação de integridade, suporte a imagens com paleta de cores ou truecolor, por fim, comprime com nível regulável e sem perdas.





TIFF (ou Tagged Image File Format) : Um formato popular, bastante usado por artistas para guardar imagens sem perda ou para enviar trabalhos bitmap para impressão. Suporta canal alfa e tipos distintos de compactação. Também é possível usar nenhuma compactação e este é, aparentemente, o uso mais comum. Algumas câmeras digitais geram arquivos neste formato, especialmente câmeras semi-profissionais.