A Biometria é uma técnica moderna, que utiliza certas características do corpo humano, utilizando o método de reconhecimento de uma pessoa com base numa característica fisiológica ou comportamental. A biometria permite assim a identificação de uma pessoa através das suas características únicas.
Podemos distinguir, por exemplo : a retina ou íris dos olhos, a palma da mão, e evidentemente as impressões digitais.
1. Reconhecimento pela Íris
O processo de reconhecimento começa com a aquisição de uma fotografia da íris tirada sob uma iluminação infra-vermelha. Apesar da luz visível poder ser utilizada para iluminar o olho, as íris de pigmentação escura revelam maior complexidade quando sob iluminação infra-vermelha. A fotografia resultante é analisada utilizando algoritmos que localizam a íris e extraem a informação necessária para criar uma amostra biométrica.
2. Reconhecimento por Impressão Digital
O reconhecimento por impressão digital consiste em comparar uma impressão de características dos dedos ou uma amostra dessa impressão com outra já existente. Uma impressão digital compreende as características e os detalhes das pontas dos dedos.
Este é o método, que atualmente, oferece a melhor relação entre o preço, aceitabilidade e precisão.
Estes modos de identificação de pessoas são extremamente infalíveis, pois o índice de erro é quase nulo. A biometria permite gerir o acesso aos locais sensíveis, exercendo um controlo sobre as entradas e saídas. O mercado da biometria está em plena expansão, aliás a sua utilização esta espalhada em diversos locais, tais como, os edifícios públicos, os aeroportos e até em escritórios.