Sobre Nós

Olá :) Somos alunas do 12ºano e durante o ano lectivo vamos trabalhar neste blog fornecendo informações sobre assuntos informáticos. Para entrar em contacto connosco podem utilizar o seguinte e-mail: mariarafaelamatos@gmail.com.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Mistletoe


Com um sabor a Natal :D

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Representação Digital da Informação

Um computador pode ser utilizado como um processador simbólico através da representação digital da informação. É necessário entender primeiro como a informação é representada, para compreender o funcionamento de um sistema multimédia. Estes sistemas processam a informação através do tipo de software com que operam, no entanto, o hardware trabalha, geralmente, com o sistema binário.



No sistema numérico binário é utilizado apenas os dígitos 0 e 1, deste modo, toda a informação armazenada nos sistemas informáticos é codificada através de diferentes combinações entre os dígitos binários. Estas combinações podem ser representadas por bits, que são a menor unidade de informação que pode ser armazenada. Deste modo, os bits são agrupados possível a representação de letras, imagens, sons, valores numéricos decimais, ou outros tipos de dados no sistema informático.

Conversão do sistema binário para decimal
Para expressar decimalmente um número binário é necessário escrever, por ordem, cada bit que o compõe e multiplicá-lo pela base do sistema, que é sempre 2, e elevar essa base à posição que ocupa, ou seja, a base do primeiro bit que aparece à direita é elevado a 0 (zero), a base do bit que aparece mediatamente à esquerda é elevada a 1 (um) e assim sucessivamente, até ao último bit do número binário. Para se obter o número o número real, soma-se os resultados de cada multiplicação.

       Exemplo: Converter 100011 (em forma binário) para número decimal.




Depois de realizar cada multiplicação, soma-se cada um dos valores obtidos:
Sendo assim, 100011 convertido para decimal representa o número 35.
  
Conversão do sistema decimal para binário
Para converter um número decimal para binário é necessário dividir o número por 2 até a divisor ser 1. Após feitas as sucessivas divisões coloca-se os bits (que corresponde aos restos de cada divisão) pela ordem inversa da divisão, ou seja, da direita para a esquerda e de cima para baixo.

       Exemplo: Converter o número 25 (na forma decimal) para forma binária.

Após feita a divisão, coloca-se os restos pela ordem inversa:
O que resulta a conversão do numero 25 para forma binária, que é 111001.


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Multimédia

Multimédia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de média estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de média dinâmica (vídeo, áudio, animação).É uma maneira de criar documentos, usando um computador, onde pode-se combinar texto, gráfico, animação, vídeo, som e qualquer outra mídia que venha a ser desenvolvida. Diferente de Hipermídia os documentos (ou sistemas) criados em multimídia podem ser sequenciais.


Texto
É a forma mais básica e simples de se representar dados num computador. Um texto num computador pode estar em dois formatos. No formato ASCII, o texto não possui nenhum tipo de formatação enquanto num formato estruturado ( Word, WordPerfect, HTML ) é possível apresentar o texto formatado, tornando a leitura mais agradável. 


Áudio

A principal característica que o som apresenta e que não encontramos no texto e nas imagens é que o som possui característica temporal. A maioria dos formatos de som ( WAV, AIFF, SND ) armazena a informação sonora na forma de sua respectiva onda. Já o formato MIDI, mais indicado para armazenar informações sonoras oriundas de instrumentos musicais armazena uma sequência de notas equivalente a que é tocada no instrumento.


Video 
É sem dúvida nenhuma a forma mais rica de se apresentar um conteúdo. Num computador, o vídeo é armazenado de forma muito parecida com a de um rolo de filme, ou seja, uma sequência de quadros. Devido à grande quantidade de espaço necessária para armazenar um vídeo num computador, é usado um menor número de quadros por segundo (10 quadros/segundo contra 24 quadros/segundo no cinema) e compressão entre quadros.


Imagem
É a maneira de se representar dados graficamente. Existem duas formas de armazenamento de imagens num computador. A maioria das imagens é armazenada na forma de mapa de bits, mas alguns aplicativos mais sofisticados utilizam imagens vetoriais que são formadas a partir de primitivas gráficas ( ponto, reta e círculo ).





Software de edição de media


Imagem
>> PhotoPlus 6.0
>> The Gimp
>> PhotoShop CS2
>> Paint Shop Pro
>> Windows Publisher
>> Macromedia FreeHand


Vídeo
>> Quick Time Player
>> Microsoft Windows Movie Maker
>> Adobe Premiere Pro 2.0

Animação
>> Macromedia Director Mx
>> Macromedia Flash Player
>> Macromedia Flash Mx

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Pass at me

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Biometria

A Biometria é uma técnica moderna, que utiliza certas características do corpo humano, utilizando o método de reconhecimento de uma pessoa com base numa característica fisiológica ou comportamental. A biometria permite assim a identificação de uma pessoa através das suas características únicas.
Podemos distinguir, por exemplo : a retina ou íris dos olhos, a palma da mão, e evidentemente as impressões digitais.





1. Reconhecimento pela Íris

O processo de reconhecimento começa com a aquisição de uma fotografia da íris tirada sob uma iluminação infra-vermelha. Apesar da luz visível poder ser utilizada para iluminar o olho, as íris de pigmentação escura revelam maior complexidade quando sob iluminação infra-vermelha. A fotografia resultante é analisada utilizando algoritmos que localizam a íris e extraem a informação necessária para criar uma amostra biométrica.

2. Reconhecimento por Impressão Digital

O reconhecimento por impressão digital consiste em comparar uma impressão de características dos dedos ou uma amostra dessa impressão com outra já existente. Uma impressão digital compreende as características e os detalhes das pontas dos dedos.
Este é o método, que atualmente, oferece a melhor relação entre o preço, aceitabilidade e precisão.




Estes modos de identificação de pessoas são extremamente infalíveis, pois o índice de erro é quase nulo. A biometria permite gerir o acesso aos locais sensíveis, exercendo um controlo sobre as entradas e saídas. O mercado da biometria está em plena expansão, aliás a sua utilização esta espalhada em diversos locais, tais como, os edifícios públicos, os aeroportos e até em escritórios.


Domino

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

CURIOSIDADES DA ROBÓTICA

Leis da robótica:
1. Um robô não pode fazer mal a um ser humano e nem, por omissão,permitir que algum mal lhe aconteça.

2. Um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos,exceto quando estas contrariarem a Primeira lei.

3. Um robô deve proteger a sua integridade física, desde que,com isto, não contrarie a Primeira e a Segunda leis.


APLICAÇÕES DA ROBÓTICA

1.Espacial

Também em tecnologia espacial a robótica tem tido aplicação pois, em 1981/82, o ”braço robótico” teve grande utilidade na elaboração de tarefas no espaço, aquando dos primeiros voos do Space Shuttle Colombia. Para além disso, os robots espaciais são utilizados na exploração do espaço e na inspecção remota de estações espaciais.



2.Medicina

A aplicação dos robots na medicina permite a realização de intervenções cirúrgicas à distância através da tele-operação de robots. Este tipo de cirurgia denomina-se cirurgia robótica.


3. Ambientes Adversos

Existem também tarefas a serem realizadas em lugares onde a presença humana se torna difícil, arriscada e até mesmo impossível, como o fundo do mar ou a imensidão do espaço. Algumas das tarefas dos robots nestas condições são: a desactivação de minas, as operações de busca e salvamento, as pesquisas submarinas e a inspecção de locais perigosos, tais como: áreas de catástrofe, vulcões, reservatórios de gás, centrais nucleares e linhas de alta tensão.


 

Robótica

O QUE É ?

Robótica é um ramo da tecnologia que engloba mecânica, eletrónica e computação, que atualmente trata de sistemas compostos por máquinas e partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação da vida, não passam de fios unidos e mecanismos que tudo junto concebe um robô São cada vez mais as pessoas que utilizam os robôs para as suas tarefas. Em breve, tudo poderá ser realizado por robôs. Os robôs são apenas máquinas: não sonham, não sentem, não ficam cansados, não tem necessidades básicas de alimentação nem de higiene.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

SUGESTÃO

Já que estamos a abordar a questão da inteligência artificial, sugerimos que vejam A.I. – ( Inteligência Artificial), um filme de ficção científica de Steven Spielberg lançado em 2001, a partir de um projecto de Stanley Kubrick, sobre a possibilidade da criação de máquinas com sentimentos.


Inteligência Artificial

O QUE É A INTELIGENCIA ARTIFICIAL ?

Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente.
Existente há décadas, esta área da ciência é grandemente impulsionada com o rápido desenvolvimento da informática e da computação, permitindo que novos elementos sejam rapidamente agregados à IA.


IA na vida real
Hoje em dia, são várias as aplicações na vida real da Inteligência Artificial: jogos, programas de computador, aplicativos de segurança para sistemas informacionais, robótica (robôs auxiliares), dispositivos para reconhecimentos de escrita a mão e reconhecimento de voz, programas de diagnósticos médicos e muito mais.


IA na ficção
Um tema bastante recorrente em histórias de ficção científica, a Inteligência Artifical está presente em livros, desenhos animados e filme, por exemplo “O Homem Bicentenário” e “Eu, Robô”. Ambas receberam adaptação para o cinema. Outra história que caiu nas graças do público foi AI: Inteligência Artificial, dirigido por Steven Spielberg.

Mostram como a humanidade pode ser subjugada por máquinas que conseguem pensar como o ser humano e ser mais frias e indiferentes a vida do que seus semelhantes de carne e osso.